Tratamento de efluentes

Chorume

Tratamento biológico de chorume

Os aterros sanitários têm a função de destinar corretamente os resíduos sólidos domiciliares, industriais e hospitalares, trazendo benefícios para o meio ambiente e para a saúde pública. Para isso, o tratamento biológico do chorume é essencial para solucionar a alta carga de compostos tóxicos e metais pesados e conservar o meio ambiente.

Importância do tratamento biológico do chorume

Devido à elevada demanda bioquímica de oxigênio, o manejo inadequado do chorume pode poluir o lençol freático, comprometer o ciclo da água na região e causar danos ambientais a longo prazo.

Para evitar esses problemas, foi definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 8419/1992) a regulamentação sobre a construção de aterro sanitário, que deve conter um sistema de tratamento dos resíduos líquidos. Caso contrário, o projeto pode não ser aprovado pelos órgãos competentes ou as atividades podem ser interrompidas.

Etapas do tratamento biológico do chorume

  • Filtragem física

Na primeira etapa do tratamento biológico de chorume, o líquido passa por grades que separam os resíduos sólidos maiores e depois é encaminhado para a filtragem em um compartimento formado por grãos de areia de diferentes tamanhos, que retém os resíduos menores.

 

  • Tanques aeróbicos e anaeróbicos

A segunda etapa do processo é o tratamento biológico do chorume, em que o material passa por várias etapas de decantação em tanques anaeróbicos, aeróbicos e de estabilização. No tanque anaeróbico é realizada a degradação orgânica pela falta de oxigênio e depois o chorume passa para outro tanque, onde ocorre a retirada de metais pesados por meio de oxigenação.

 

  • Compostagem

Por fim, o material restante adquire uma consistência pastosa e pode ser depositado em composteiras para uso posterior na agricultura.


Solução para tratamento biológico do chorume

O processo de tratamento biológico do chorume aplicado pela Ecofort Soluções Ambientais é realizado com um conjunto de microrganismos que são especialmente selecionados e têm a finalidade de consumir compostos específicos para consumo da alta carga de nitrogênio amoniacal.

Além disso, a técnica ainda é responsável por completar o tratamento com a adição de soluções para consumo da carga orgânica, aumento da eficiência do sistema e redução de custos operacionais.

Promoções e descontos exclusivos diretamente em seu e-mail
  • Conecte-se nas redes

Solicite uma ligação

Orçamento rápido